sábado, 10 de janeiro de 2015

Novo vereador do PCdoB afirma que a Segurança Pública está ultrapassada

Jeoás entende que é preciso colocar policiais nas ruas e priorizar setor

Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

O Cabo Jeoás Nascimento, do PC do B, recentemente empossado no mandato de vereador em substituição a George Câmara (também PC do B e agora secretário de Esporte do Governo do Estado), entende que o setor de segurança pública está ultrapassado e em razão disso precisa de uma reformulação total. Disse também, que segurança não se faz só com repressão, mas com políticas públicas de inclusão social, geração de emprego e renda e principalmente com a universalização do acesso à saúde e à educação.

“Está sendo discutido nacionalmente um novo modelo de segurança pública, da mesma forma para o sistema prisional que também está equivocado quando se afasta os infratores da sociedade”, observou o novo vereador, em entrevista a’O Jornal de Hoje.

Jeoás Nascimento afirmou que a sociedade está exigindo ações imediatas dos gestores públicos para combate à violência e é isso que espera do governador Robinson Faria, que ajudou a eleger nas últimas eleições. Segundo ele, é necessária a presença dos policiais nas ruas da cidade como forma de inibir a ação dos marginais.

“O policiamento ostensivo tem como característica ser visível e identificável”, ressaltou o policial/vereador, lembrando que o governador disponibilizou 300 diárias emergenciais para militares de folga reforçarem o policiamento da Capital, o que ele considera uma iniciativa que não deve ser mantida porque o PM deve ter sua folga preservada.

Segundo o Cabo Jeoás, durante seu mandato, vai estimular o debate qualificado sobre segurança pública, esperando contar com o apoio de entidades representativas da sociedade através de sugestões objetivando melhorar a segurança do cidadão natalense. Ainda segundo o vereador, vai trabalhar intensamente para que aconteça a convocação dos 824 policiais aprovados em concurso público. O estabelecimento de parcerias e o trabalho unificado dos órgãos envolvidos com segurança pública também será assunto constante na pauta do novo vereador.

“Precisamos entender que a Segurança Pública não é apenas um problema de polícia. O policiamento nas ruas deve ser apenas um complemento de ações do poder público para garantir a boa convivência entre as pessoas. As ações principais para a manutenção da Segurança Pública devem ser as políticas públicas de inclusão social e de geração de emprego e renda para a população, além de políticas públicas de universalidade no acesso aos serviços básicos como saúde e educação”, afirmou Cabo Jeoás.

O vereador Cabo Jeoás falou sobre a expectativa com relação ao trabalho do presidente recém eleito para a Câmara Municipal de Natal, vereador Franklin Capistrano. “É um vereador respeitado pela população de Natal, haja vista está exercendo o seu 6º mandato. Acredito que ele fará um bom trabalho e saberá pregar a harmonia entre os pares”, elogiou.

HISTÓRICO

Jeoás Nascimento dos Santos, 34 anos, começou sua formação política no movimento estudantil quando estudava Construção Civil na Escola Técnica Federal, hoje IFRN, onde participou do Grêmio Estudantil. Formado no ano passado em Direito na Universidade Potiguar (UNP) também é vice-presidente da Igreja Batista do conjunto Jardim Petrópolis.

Ingressou nos quadros da Polícia Militar há 14 anos e desde 2003 passou a atuar junto a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACS PM/RN) na busca de cidadania, dignidade e melhores condições de trabalho e salários para os policiais e bombeiros.

Em 2006, o Cabo Jeoás foi eleito Conselheiro Tutelar de Natal – Zona Leste e assumiu a gestão da ACS que passou a ser uma referência na luta e na representação dos policiais e bombeiros militares potiguares e brasileiros. Acusado de deserção foi excluído da corporação por participar da paralisação da categoria em 2007, só retornando aos quadros da Polícia Militar dois anos depois, por meio de decisão judicial. Mesmo excluído foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade, com mais de 80% dos votos, onde permaneceu até abril de 2012.

Cabo Jeoás atuou também representante da Associação Nacional dos Praças (Anaspra), entidade na qual participou da criação e foi Diretor Regional Nordeste e vice-presidente.

Em 2010 participou ativamente da aprovação da Lei da Anistia pelo Congresso Nacional e pelo então presidente Lula. A lei beneficiou os policiais militares que participaram da greve no RN e rendeu anistia para mais nove estados da federação. Em 2011, Jeoás foi eleito para mandato no Conselho Estadual de Direitos Humanos. Pela participação nas negociações da greve da PM baiana em 2012, o Cabo Jeoás permaneceu preso por 40 dias.

Em 2013, Jeoás assumiu a Defesa Civil do Município de Natal, desenvolvendo um trabalho de monitoramento e prevenção dos riscos, principalmente junto às populações mais carentes. Interditou vários prédios públicos, inclusive postos policiais e delegacias, por falta de condições de trabalho e risco de desabamento.

Já 2014 participou efetivamente da criação da proposta de modernização do Estatuto da Polícia Militar, do Código de Ética e Disciplina e a forma de remuneração por subsídio e da Lei de Promoção.
Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário