quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fumante passivo tem maior probabilidade de adquirir doenças auditivas

A lista dos problemas causados pela exposição ao cigarro é extensa: doenças cardíacas, câncer de pulmão, ataques de asma e infecções no ouvido. Além dos males causados ao próprio fumante, o cigarro também proporciona o problema do tabagismo passivo, que representa a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo, matando mais de 600 mil pessoas por ano (dados da OMS).
Cientistas que realizaram alguns estudos sobre o caso, concluíram que “a fumaça do cigarro é independentemente associada com um risco quase duas vezes maior de perda auditiva em adolescentes”.
Os resultados mostraram que os adolescentes expostos ao cigarro falharam mais nos testes de frequências importantes para compreensão da fala. Além disso, aqueles com altos níveis de nicotina (o que indicava grande exposição) apresentavam maior perda unilateral de audição.
Além disso, os adolescentes expostos ao cigarro foram mais propensos a sofrer de perda auditiva neurossensorial, que é um tipo de problema mais comum em pessoas mais velhas, segundo o médico Michael Weitzman, professor de pediatria e psiquiatria da universidade e um dos autores do estudo.
De acordo com os especialistas, as autoridades públicas precisam reavaliar o tabagismo, já que parte considerável dos jovens em todo mundo é fumante passiva e mais mortes e doenças graves podem ser evitadas.
Publicado dia 04/08/11
Blog do Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário