sexta-feira, 21 de agosto de 2015

STTU prossegue com o trabalho de sinalização das ciclofaixas na cidade

Foto: Tácio Cavalcanti

Depois da Av. Omar O´Gray, entre os bairros da Candelária e Cidade Satélite, na região Sul, nesta semana, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana iniciou o trabalho de sinalização na Av. do Contorno, importante via localizada na região central da cidade.

A capital potiguar vai ganhar 72 km de rede cicloviária. E somando com 18,65 km já existentes, a cidade chegará a um total de 90,65 km de vias sinalizadas para o uso dos ciclistas. As novas estruturas se conectarão com as já existentes e a Prefeitura do Natal pretende fazer um amplo trabalho de incentivo ao uso da bicicleta principalmente nos deslocamentos entre bairros numa mesma região da cidade.

O Plano Cicloviário de Natal será dividido em quatro (04) eixos: o Eixo 1 ligará a região Oeste com a região Leste; o Eixo 2 ligará as regiões de praia da cidade, aproveitando a infraestrutura existente na Via Costeira e na Av. Presidente Café Filho, além da Vila de Ponta Negra (esse eixo conecta ainda a região Norte por meio da Ponte Newton Navarro, aproveitando a ciclovia existente); o Eixo 3 ligará a região Sul com a região Leste, além de áreas do centro da cidade; o Eixo 4 foi concebido visando unir a região Norte e conectá-las aos eixos 1 e 3, promovendo a integração com o restante da cidade.

Para o secretário adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro “é fundamental o uso da bicicleta como fator preponderante de locomoção das pessoas, principalmente nos dias hoje com a ideia de sustentabilidade ambiental. Daí, o incentivo da Prefeitura do Natal para meios de transportes não poluentes e que beneficiam a saúde das pessoas”.

Outro detalhe é que esse plano não foi pensado aleatoriamente. Ele foi construído por meio de diálogo com as pessoas que já usam a bicicleta como meio de transporte e em cima do número de viagens realizadas na cidade, com base no deslocamento de origem e destino. Segue portanto, uma lógica fundamentada nos anseios da sociedade de forma a promover o deslocamento das pessoas tanto para o trabalho, o lazer, as compras e os serviços.

PMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário