quinta-feira, 12 de março de 2015

Vereador Chagas Catarino é confirmado como líder do prefeito na Câmara

Júlio Protásio renunciou ao cargo antes da reabertura dos trabalhos de 2015

Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

O vereador Chagas Catarino, do PROS, foi efetivado na liderança do prefeito Carlos Eduardo na Câmara Municipal de Natal, mas a tarefa será dividida com o vereador Júlio Protásio, do PSB, que até pouco tempo exerceu a titularidade e deixa formalmente o cargo negando qualquer tipo de desentendimento ou insatisfação com o chefe do Poder Executivo Municipal.

Segundo se especulou no meio político, Júlio teria ficado chateado por duas razões. A primeira, a substituição de um nome indicado por ele para o secretariado municipal. A outra, reclamações de vereadores da bancada do prefeito por não ter seus pleitos atendidos pelos secretários municipais. “Não houve nenhum desentendimento com o prefeito. Continuarei na base do governo e vou ajudar Chagas Catarino dentro das minhas possibilidades”, disse Júlio.

Chagas Catarino, vereador no exercício do seu segundo mandato, afirma que aceitou o desafio com tranquilidade e, juntamente a Júlio Protásio, pretende desempenhar a função fazendo a intermediação entre Executivo e Legislativo, buscando sempre o diálogo e o entendimento como parâmetros fundamentais para sua atuação.

Chagas afirma acreditar que em razão da boa aceitação popular do prefeito a tarefa poderá ser tornar mais fácil, mesmo entendendo que a missão requer capacidade de articulação e convencimento. “Estaremos juntos para ajudar o prefeito a administrar Natal e melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população”, diz o novo líder do prefeito da capital.

Questionado sobre o relacionamento de Carlos Eduardo com a Câmara Municipal de Natal, em razão do histórico de conflitos já verificados entre as duas partes, Júlio Protásio constata ter melhorado bastante nos últimos meses, segundo ele, porque o prefeito colocou a pauta da Câmara Municipal como uma das prioridades, e principalmente, porque tem atendido dentro das possibilidades as demandas dos vereadores.

Júlio Protásio: “Está sendo feito muito diante do que foi herdado”

As dificuldades enfrentadas pela saúde pública municipal e os consequentes serviços prestados pela população tem sido objeto de reclamações permanentes da população e críticas contumazes da oposição no plenário da Câmara Municipal de Natal. Ao ser instado a falar sobre o tema, o vereador Júlio Protásio lembrou que o prefeito acreditou no PT indicando Cipriano Vasconcelos para o cargo, mas a situação de dificuldades piorou, principalmente porque o prefeito recebeu os postos de saúde “despejados” por falta de pagamento. “Diante dessa situação, está sendo feito muito com o que foi herdado”, disse o vereador.

Referindo-se ao novo titular da secretaria Municipal de Saúde, médico Luiz Alberto, Júlio Protásio destaca a condição de “mais prático do que teórico”, além de profundo conhecedor de todo o sistema de saúde, daí, segundo ele, a expectativa de que o secretário realize um bom trabalho à frente da pasta. Ainda de acordo com o raciocínio do vereador Júlio Protásio, constata que o município de Natal está sobrecarregado pela grande quantidade de pessoas vindas do interior para atendimento na capital, tornando o sistema de saúde bastante sobrecarregado. “Em Natal está sendo realizado 700 partos por mês só com mulheres vindas de Ceará-Mirim, mas a prefeitura da vizinha cidade paga apenas os procedimentos de 100 partos”, observa.

GOVERNO ESTADUAL

Questionado sobre a expectativa com relação ao Governo do Estado para o setor de saúde, o vereador Júlio Protásio diz ser ainda cedo para uma avaliação, mas espera que o governador priorize a construção de um hospital de trauma emergência para receber a demanda do interior do Estado. Candidato à reeleição no próximo ano, Júlio Protásio diz que a partir de agora vai cuidar mais do seu mandato e dos projetos encaminhados à Câmara Municipal, a exemplo de um que considera importante que é a proibição da circulação de caminhões no centro da cidade no horário das 5 horas da manhã às 20 horas (JP).

Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário